quarta-feira, 1 de julho de 2009

SUSTENTABILIDADE

Estão abertas as inscrições para o Sustentável 2009. O evento que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto na capital paulista, tem como objetivo debater e apresentar soluções para o aumento do desenvolvimento sustentável e seu potencial para transformar a realidade mundial.

O ser sustentável está ganhando espaço. Obviamente, ainda há um caminho longo para se percorrer, porém o “start” já foi dado. Convém lembrar que o conceito de sustentabilidade ampliou-se. Antes, falava-se em crescimento causando o mínimo de impacto. Só isso já não basta. Deve-se fazer mais: além de diminuir impacto, as medidas devem apresentar resultados positivos.

O desafio maior é transformar atividade sustentável em fonte de receita e quem sabe, lucro. Muitas empresas já conquistaram tal feito e com isso, diminuíram o custo de produção e descobriram alternativas sociais e economicas, tornando-se referência mundial no reaproveitamento de resíduos.

Um bom exemplo vem da ArcelorMittal. Líder mundial na produção de aço, a siderurgia investe em soluções sustentáveis. A energia elétrica utilizada na maior planta da América latina, localizada no Espírito Santo, provém da reciclagem dos gases resultantes do processo de produção. Hoje, a empresa possui catálogo de co-produtos, ou seja, produtos elaborados com resíduos.

Mas não pensem que empresas que tomam essas medidas as fazem por serem "boazinhas". Elas são inteligentes. Já está provado que ser sustentável não se limita a questão da imagem, é fator positivo economicamente. Ao apresentar palestras sobre esse assunto, eu salientava esse ponto: não adianta fazer um discurso totalmente abstrato, lindo e florido sobre árvores, verde, etc, temos que ser objetivos: o que isso traz de benefício para empresa?

Não podemos ser hipócritas. Como profissionais, devemos aliar os interesses da empresa com os interesses gerais. A sustentabilidade é uma ponte para isso. A Comunicação é uma grande auxiliar que vai buscar, divulgar e educar os envolvidos, traduzindo, todos nós.

Eventos como o Sustentável é uma chave para o crescimento do conceito. Estive presente no ano passado e garanto que representou muito para meu crescimento profissional e pessoal. Quem tiver oportunidade, com certeza, não se arrependerá.

Mais na Linha:
** Sustentável 2009
Informações: www.sustentavel.org.br
** Conheça: CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
** Idéias Sustentáveis e Pesquisa: Instituto Akatu
www.akatu.org.br
** Livro: Capitalismo na Encruzilhada, Stuart L. Hart.
O livro esclarece o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade: origem, presente e futuro; apresenta cases; discute soluções e alternativas para o crescimento sustentável.
H.E.

7 comentários:

  1. Muitas empresas estão investindo mais em projetos sustentáveis, mas ainda precisamos de muito mais. Parece que tá na moda e por isso que as grandes empresas agem assim. Mas como você disse, elas estão percebendo que essas medidas também beneficiam a empresa, além de produzir uma imagem muito positiva junto ao público.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. A sustentabilidade é a palavra de ordem para ensinar a consciência ambiental. A verdade é que o mundo está despertando para esta questão, não só em ambiente, mas em economia e melhor uso de recursos.
    Parabéns pelo seu blog. Beijo, quando der, passo de novo aqui.

    www.revistacontextosg.com

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida uma pena é eu estar quase na ponta do Brasil e ter que acompanhar isto apenas lendo materias em blogs e sites;
    Fico feliz em saber que isto esta progredindo, mesmo que apenas com um "start", mas sem um começo não há meio e muito menos fim né? rs!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Já estava mais que na hora das grandes empresas perceberam isso, né? Todos saem ganhando, inclusive elas...

    Post esclarecedor!

    Sucesso!

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Se a idéia da sustentabilidade estiver associada a qualquer forma (decente) de geração de renda, sou o maior apoiador disso.
    Portanto, como já estou sabendo desse evento, indico meio mundo que tiver uma idéia a participar.

    ResponderExcluir
  6. ainda acho que a sustentabilidade anda mais envolvioda com propaganda, que com o propio desenvolvimento sustentável!

    ResponderExcluir
  7. A sustentabilidade é uma das principais tendências mundiais! toda empresa precisa se voltar a ela!
    pensar no sustentável é pensar no futuro!

    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

Na linha...