sábado, 11 de julho de 2009

EMPRESAS E MÍDIAS SOCIAIS

- Hanna, você sabe mexer em blog?
- Sim.
- E no twitter?
- Também.
- Descobri que essas besteiras que ocupam seu tempo podem trazer dinheiro.

Diálogo recente e produtivo. Em um país onde as mídias sociais fazem tanto sucesso, investir nesses meios de comunicação tornou-se imprescindível. O que antes era ameaça, tornou-se aliado. Afinal, dentro desses veículos alternativos é possível se aproximar do seu público, descobrir o que ele pensa, o que ele deseja e mais: saber como abordá-lo. É uma vitrine de produtos, serviços e clientes. Graças a eles, tornou-se muito fácil buscar referências.

Um bom exemplo disso é o que eu vivencio na comunidade “Noivas da Grande Vitória – ES” na qual sou moderadora. Lá, as noivas se ajudam, dividindo experiências, novidades e é lógico, dando depoimentos sobre os serviços prestados. Se você quer saber se determinado Buffet realmente cumpre com o contrato, é só dar uma lida nos tópicos. Todos os prós e contras estão expostos. Se algum fornecedor vacilou, ficará registrado.

Mas não para por aí. As mídias sociais formaram uma porta para mídia de massa. Quantos escândalos são investigados a partir delas? Graças à comunidade das Noivas, os jornais regionais publicaram várias matérias denunciando um fornecedor que andou dando calote. A empresa está com o nome manchado e será difícil se reerguer diante de tantas falhas expostas.

Isso revela que as mídias sociais são bons meios de informação para se consultar antes de contratar determinado serviço ou comprar algum produto. Muitas noivas não teriam caído no golpe se tivessem procurado as referências no Orkut. Porém, elas não se esquecerão disso e na próxima vez terão mais cautela.

Dicas para investigação em mídias sociais:
- Procure saber quem é a fonte. Não confie em fakes.
- Leia sempre mais de uma referência.
- Tente contato com quem divulgou a informação.
- Veja se a empresa, ou o responsável por ela está presente no meio.


Mais na Linha:
** Segundo a Veja, 80% dos brasileiros conectados tem perfil em sites de relacionamento, que é uma mídia social.
** No mês passado, foi realizado um grande evento sobre o assunto: Social Media Brasil (www.socialmediabrasil.com.br). Com certeza, outros serão organizados. Comunicarei.
H.E.

9 comentários:

  1. Que legal achar um blog bem escrito sobre comunicação. Já tá nos meus favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Vivemos num verdadeiro Big Brother. Todo mundo é notícia, embora nem todos sejam famosos. Todo mundo virou imprensa.

    ResponderExcluir
  3. Bom, tudo isso tem uma grande utilidade, se VC der utilidade à essas coisas...
    O Twitter quando bem utilizado gera dinheiro, sim, não que eu tenha ganho dinheiro com ele, não, ainda não...
    Há um livro, que vi hoje, no submarino, sobre como ganhar dinheiro com o Twitter, agora eu perdi o link e esqueci o nome... depois o procuro melhor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. E tem gente que diz que o orkut é uma perda de tempo, realmente, depende de como se usa ele. É uma ferramenta como outra qualquer, que ajuda a socializar as pessoas e aproveitando nesse caso ai ajudam as noivas em relação a todo o preparamento e elas de certa forma dividem todo o pensamento em relação a isso.
    Uma boa é ter orkut e saber usa-lo!

    ;**
    Beijos


    http://wanessalins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal achar um blog bem escrito sobre comunicação. Já tá nos meus favoritos!²

    Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Concordo que alguns locais de relacionamento virtual podem ser usados trazendo-nos benefícios. eu tbm participo de uma em que eventos culturais sao divulgados, se tratando de Maceió onde a imprensa dá pouco espaço para o que acontece no âmbito cultural esse espaço se tprnou um dos lugares mais procurados. O legal no seu texto é que você dá algumas referências no final para ter mais segurança nas informações, isso é imprescindível.

    ResponderExcluir
  7. A revolução que primeiramente a computação e posteriormente a internet impôs na vida social, profissional e empresarial é muito grande.
    São ferramentas maravilhosas que se bem utlizadas geram ótimos retornos.
    Sou da área de RH e posso afirmar que o uso destas ferramentas transformou até o processo de obtenção de empregos.
    E-mails, listas de divulgação de vagas,cadastros de currículos online e prestações de serviços (que é o meu caso), etc. são hoje realizadas pela web.
    70% do meu trabalho é realizado na internet:
    Realizo análise de currículos, análise grafológica e comercializo apostila de OMT. Sim, sou uma colaboradora digital como muitos outros que existem por aí. Tem professor de música que dá aula de gaita através da webcam, consultorias de moda, etc.
    Com a comodidade de tempo, espaço e segurança.
    As relações de emprego mudaram muito. E continuarão mudando... o emprego formal não vai acabar, mas em alguns segmentos diminuirão ou passarão por adaptações (quem se lembra da profissão de datilógrafa - virou digitador, a função do arte-finalista é muito diferente das de décadas atrás, etc). É a evolução, não tem jeito!
    Devemos estar atentos e preparados.
    Passamos pela era da informação e do conhecimento, vivemos a era do capital intelectual onde a criatividade e a inovação são o grande diferencial para a manutenção, aquisição e competitividade dos negócios. As pessoas é que fazem a diferença: aquelas antenadas com as transformações e que terão valor no mercado.
    Os pontos contras ainda são: a resistência às mudanças e o medo com a segurança.
    Mas não tem como negar: a informatização unida a internet possibilita várias vantagens e os serviços e produtos tendem a aumentar de uma forma que até assusta!
    Parabéns pelo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Hoje eu tava assistindo um filme antigo e pensando nisso. Há alguns anos atrás, essa nossa realidade era algo impensável. Como faríamos pra expôr nossas idéias pro mundo? Cara, falem o que quiserem, mas a internet possibilitou isso! Por isso que digo sempre: a democracia de verdade começou só agora! Tá difícil de calar o povo, com tantos Orkuts, MSNs e Twitters espalhados por aí. E isso, na mão do consumidor por exemplo, pode ser uma arma muito poderosa...

    Ótimo domingo pra ti! Apareça no "Diz"!

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oaksoaksokas, eu nao consigo confiar nessas coisas :x
    mas tudo bem, nunca vi ninguem conhecido ganhar :X

    ResponderExcluir

Na linha...