quinta-feira, 2 de julho de 2009

SOBRE CARAS E FOTOS

Considero revista o melhor veículo jornalístico que existe. É uma mídia fantástica, já que é especializada e tem o público melhor definido do que qualquer outro impresso. É por isso que não consigo passar em uma banca sem bisbilhotar tudo que está sendo exposto. E mais: se no supermercado existe uma gôndola de revistas próximo ao caixa, com certeza aparecerá uma na compra do mês.

Nessa semana, a maioria das capas das revistas foi estampada com o assunto Michael Jackson. Não poderia ser diferente. O ícone da música pop desencarnou sem muitas explicações, mas deixou um legado eterno que merece todo respeito e consideração. Assunto principal, valor notícia elevadíssimo, não tem o que discutir.

Admito que estava evitando escrever sobre esse assunto aqui. Há tanta gente falando dele, que um post meu não faria tanta diferença. Além disso, às vezes penso que muita homenagem beira o sensacionalismo que por sua vez ultrapassa a barreira do bom senso.

Enfim, entre todas as qualidades que podemos encontrar na revista, a criatividade é a que eu mais valorizo. Na revista o jornalista pode expor seu lado criativo, com textos e imagens bem elaboradas e críticas, adequando técnicas inovadoras para o público a qual se destina.

Com uma capa totalmente trash e macabra, a Caras realmente surpreendeu. Para a morte de um grande astro, a revista exagerou nas cores quentes, no fogo e na foto mal escolhida para a lápide. Ela colocou Michael no inferno! Essa foi a minha percepção quando vi a revista de longe. Ao me aproximar, percebi que ela havia ilustrado o episódio do falecimento do rei do pop com uma reza para Padre Cícero. Nada contra o Padre Cícero. Homenagens (???) desse estilo, com certeza foram e serão feitas. Só não acredito que aquela imagem é a melhor para estampar a capa de Caras.



Caras é uma revista de fofoca? Sim. É uma revista de auto-promoção? Sim. É a principal revista dos salões de beleza e consultórios de dentista? Possivelmente. No ramo dela é uma revista de boa qualidade e segue a linha da fama e do luxo. A capa dessa semana foi incoerente. Lembrando que não é a foto que esta ruim, ela possivelmente causaria um excelente impacto em outro veículo ou sendo analisada isoladamente. O que está incomodando é a falta de adequação.

Mas, isso é apenas uma opinião. Pode ser que eu tenha uma percepção errada sobre a revista. E olha que leio todas que encontro nos salões e nos consultórios odontológicos.

Mais na Linha:
**No blog "Diz que fui por aí" tem um post com uma capa criativa. Vale a pena conferir.
**O Blog Atrium também debate sobre algumas capas interessantes.
H.E.

13 comentários:

  1. Primeiro: Pôxa, Hanna, valeu mesmo pela menção do blog! A capa do Extra ficou realmente linda...

    Concordo contigo... Não gostei da capa da Caras. Nessa linha, prefiro a capa da Época, por exemplo, que pôs o Michael dançando, nos áureos tempos.

    Olha, sinceramente, não curto a Caras. Tô até imaginando: Michael Jackson (50) quer que os filhos fiquem com Diana Ross (65) e não com a avó (79)...

    Uahahahhahaa!!!!

    Deixa eu ir...

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. A Época fez o "chavão" para não errar. Não foi criativa, mas tbm não fez errado. Caras não é minha revista predileta, mas para que se propoe, ela faz muito bem, tem qualidade. Só acho que deu uma escorregada aí. Acontece... ai ai...

    ResponderExcluir
  3. Revista é muito bom pra ler, mas o fato de serem oportunistas e dramatizarem demais um assunto, às vezes irrita.

    ResponderExcluir
  4. Eu leio sempre a revista caras.
    Obrigada pelo seu comentário no meu blog.
    Espero que você tenha muita sorte aqui em SBC e logo consiga seu emprego.
    A Metodista é uma das melhores faculdades de Comunicação do país, você vai gostar.

    ResponderExcluir
  5. Caras é revista para ricos ou quem aprecia luxo. Realmente, não gosto desta revista. Embora seja interessante seu ponto de vista sobre a capa, no meu caso, passou a sensação de mistério, que foi a idéia real da Caras. Mas a notícia do falecimento do astro vai ser bastante explorada pelas revistas, até que outra ocupe seu lugar... O que me impressionou, contudo, é a televisão não ter explorado tanto sobre a morte de Michael.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Andreia. Tbm tive a mesma percepção em relação a TV. Sobre a capa, mesmo a sensação do mistério, nada tem a ver com o conceito Caras de publicar. Ficou distante da identidade da revista.

    ResponderExcluir
  7. hahahaha, na hora que vi também achei q ele estava no inferno.. por não conhecer a fundo o trabalho dele até achei que fosse materia antiga sobre os clips estranhos do jackson! Rs. Ilusão!

    Até.

    ResponderExcluir
  8. Indiquei 03 selos para o seu blog. Passe no meu blog para pegá-los!
    Tem algumas regrinhas, bjs

    ResponderExcluir
  9. Ficou nada legal mesmo essa capa .. já a capa da vej .. vi de long .. é o fundo preto e apnas uma luva brilhate .. gostei .. agora que vc falou da capa de Caras vou para na banca para olhar direitinho ..ela e a Veja..

    Abç.

    ResponderExcluir
  10. Me perdoem aqueles que pensam diferente, mas eu não leio nenhuma dessas revistas, que um dia ti elevam, e no outro ti enterram.

    Mas falando do texto escrito pela HANNA, eu achei em cada linha um pensamento consoante com o meu, seria dessa forma, talvez com outras palavras e/ou termos diferentes, porém com esse conteúdo.

    Parabéns pelo blog.

    Estou seguindo você, abraço fraterno, graça e Paz!

    ResponderExcluir
  11. concordo.
    linda a capa da época e da veja..
    essa caras é um lixo.
    só presta pra "alta" sociedade e olhe lá..
    fuxikeiros de plantãOo...

    parabens pelo blog.
    mto mto gostoso d ler e tal...
    te convido a vir no meu quando puder..

    www.bocadekabide.blogspot.com

    ótima terça!

    ResponderExcluir
  12. particularmente acho a Caras uma das revistas mais preguiçosas que temos nas bancas...
    e, com todo respeito, mas vc consegue "ler" uma revista que só tem fotos ?
    Acredito que a capa tenha sido realmente impactante, mas o conteúdo é mediocre...

    belo blog...

    ResponderExcluir
  13. Gente.. A Caras foi feita para isso. O objetivo dela não é ter conteudo e sim, promover status. Nesse ponto ela faz um bom serviço.

    ResponderExcluir

Na linha...