sexta-feira, 17 de julho de 2009

MEICÔ

Depois de um dia de trabalho, Hanna chega em casa e encontra o filho de quase três anos sentado no sofá. “Mãe! ‘Meicô’!”, exclama apontando para a TV. Está passando a chamada do Mister Maker, uma das atrações do canal preferido do menino. “Senta aqui!”. Ao lado do filho a mãe assiste toda a programação, comenta, canta e brinca.

Esse é o meu retrato e o retrato da maioria das mulheres de 25 a 49 anos que possuem TV paga segundo a pesquisa do Ibope. É curioso pensar que mulheres, com filhos ou não, passam mais tempo assistindo a Discovery kids do que canais direcionados para elas, como a GNT. Devo acrescentar que apesar de curioso, esse fato é previsível e está no nível de "como é que não pensei nisso antes". Afinal, é o momento que temos com os nossos filhos e compartilhar isso é de certa forma, ficar por dentro do mundo deles. Ao contrário dos homens da mesma faixa etária que no geral, não tem paciência para assistir programas infantis (digo por experiência própria), as mulheres acabam curtindo.

Tal informação divulgada no início da semana* pode e deve mudar totalmente os anúncios dentro desses canais. Essa transformação da audiência vem acontecendo nos últimos anos, mas até então não tenho visto ações que procuram se beneficiar desse quadro. Se alguém sabe de alguma, por favor me informe.

E no mais, peço aos comunicólogos de plantão que não se afobem: tenham boas idéias na hora da inserção para não simplesmente circular propaganda de absorvente no intervalo dos Backyardigans. Poupe-nos disso. Parece óbvio, mas perante a tantas catástrofes, não custa nada lembrar.

Conheça seu target: saber o que ele quer ver e a forma que quer ser abordado. É notável que grande parte das campanhas são feitas com base no senso comum e isso, com o perdão da palavra, é burrice. Gasta-se tempo, dinheiro com idéias de pouco fundamento que circulam sem um direcionamento adequado. É preciso rever conceitos.

Enquanto tais mudanças não ocorrem, a Hanna continua assistindo aos mesmos programas do filho. Conhecendo os personagens, cantando, dançando e por que não, aprendendo?

*Coluna do Daniel Castro na Folhaonline. Para quem tem assinatura da folha ou da uol:

Mais na Linha:
**www.discoverykidsbrasil.com
Canal 45 da net. Aprenda a fazer desenhos lindos com o Mister Maker às 20h00! Não esqueça de enquadrar!
**O Shopping Metropole (São Bernardo do Campo - SP) está fazendo um evento de férias com o Mister Maker. É gratuito e domingo é o último dia para quem quiser participar.
** Ok. Eu admito. Eu adoro o Mister Maker!!!

H.E

7 comentários:

  1. DEMAIS O POST. É simplesmente imprecionante como a Discovery Kids tem a poder de hipnotizar as crianças e fazer com que mães, tias, irmãs e até vizinhas (como eu que sempre assistia por causa do meu vizinho pequeno que passava o dia em frente a Tv) acompanharem o ritmo. Muito boa a idéia, mas assim como você espero que não venham com idéias sem noção tipo o absorvente com a carinha do Barney e tudo mais hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Tudo pode ser experiência, jah dizia o poeta Renato Russo que as crianças são os nossos melhores professores... e seu post não deixou duvidas disso.

    bjitos

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A tendência de disvirtuar canais assim é previsível(questão de tempo mesmo; pouco aliás). Ainda mais sabendo-se disso que vc disse... das mães que assistem a programação do canal junto aos filhos. Os caras do marketing não vão perder a oportunidade de tentar empurrar algum produto.

    Mas ,de certa forma eu prefiro isso, do que comerciais apelativos que deixam nossas crianças tendenciosas a adquirir algum produto para elas... algo que elas realmente não necessitam,mas devido a grande exposição na mídia, acabam ficando com vontade... laptops da xuxa por exemplo!! ¬¬ rs...

    E no mais,é isso ae Hanna,aproveite ao máximo o tempo ao lado do seu filhote... pois o tempo urge!
    .
    http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  4. Não são só mães que assistem a programação infantil. Eu nuca tinha pensado nisso mas lendo seu post vi que há uma grande verdade, as avós também tem assistido muito acompanhando os netos enquanto a mãe trabalha.

    ResponderExcluir
  5. Crianças sabem o que é bom, são sem experiência de vida, mas tem opiniões desde que nascem, e sabem o que querem. Nada melhor pros pais do que acompanhar seus filhos nessa fase tão linda.

    Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo blog!
    se puder visite o meu:
    http://pensamentossubentendidos.blogspot.com/
    te cuida!bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post Hanna. Este realmente é o tempo que os pais podem passar junto às crianças. Fiquei preocupado quando vc falou que os pais não participam desta atividades, backyardigans, Lazy Town,pinky dinky doo,hi-5.
    Acho que eu sou uma mãe!
    Beijos,
    Magno

    ResponderExcluir

Na linha...