sexta-feira, 26 de junho de 2009

MAIS DO MESMO

Não há dúvidas de que a mídia reforça valores já existentes na sociedade. Aproveitar-se disso é uma boa receita para elaborar uma ação de marketing. Mas me questiono onde está a responsabilidade do comunicador? Essa reflexão veio à tona depois que eu assisti a propaganda do Fiat Stilo BlackMotion. Havia preparado um discurso agressivo que no final, me pareceu moralista demais e a linha da verdade e da hipocrisia tornou-se muito tênue. Só que ao mesmo tempo, não podia deixar de comentar sobre meus sentimentos diante da campanha.

Primeiramente, odeio propagandas que colocam a mulher como submissa, troféu de marmanjo ou símbolo de status. As mulheres ainda são criadas assim e no mundo atual, isso gera um conflito interno difícil de administrar. O fato é que elas não deveriam ser expostas dessa forma. Do outro lado, temos o homem que só obtém sucesso a partir do que ele tem. Aquele que tem mais leva o troféu. Não importa mais suas experiências, sua índole, etc. É a história do bom partido que fica ecoando em nossas cabeças.

Os veículos de comunicação estão abarrotados de mensagens desse tipo. São pequenas inserções que juntas causam possuem peso significativo. Ficamos perdidos em informações que pedem para sermos mais humanos e outras que reforçam nosso lado pernicioso. Um anjo e um capeta ao lado das nossas orelhas.

Cenas tão comuns que não causam repúdio, e sim identificação. É lamentável. Será possível vender um produto sem ter que se basear em características negativas das pessoas ou da sociedade? Eu acredito que sim. Está faltando algo novo. As pessoas almejam outra forma de abordagem, mais responsável, social e que realmente ative os valores que estão submersos. Novos rumos farão sucesso.
Continua sendo um breve discurso moralista. Mas sinto que também preciso disso.


Mais na Linha:
**Video da propaganda do Fiat Stilo BlackMotion:
H.E

8 comentários:

  1. A sociedade é machista, mas também as pessoas tem essa visão devido a parte das mulheres que se iludem assim.

    www.blogdorubinho.cjb.net

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  2. Está tudo bagunçado.
    Fomos criados para sermos submissa aos homens, e a tv e os veiculos de comunicação cada dia que passa gostam de enfatizar isso, como se o prêmio de beber aquela cerveja é uma mulher gostosona, sentar na mesa junto de vc!

    http://marretada.zip.net

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  3. É o mundo machista, infelizmente ta dificil de mudar isso, com estas randes empresas fazendo comerciais assim.

    Também já tinha assistido, e não gostei nenhum pouco.

    Beijo Marcus!

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  4. Tens muita razão, Hanna.
    A mídia não me surpreende mais. Está indo de mau a pior.
    Precisamos de pessoas que se levantem para fazer a diferença nesta área.

    Parabéns pelo blog!

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  5. Por outro lado,a mídia também contribui para a formação de novos valores. Muitas vezes degradante. Como a Banalização do Amor, do Sexo, do Casamento. Relacionando sentimentos à posses materiais ela está coisificando as demostraçoes de afeto, carinho, etc. como se tudo estivesse relacionado a ter e não ao ser. Grande exemplo disso é o dia dos namorados que tivemos a pouco. Experimente não dar presente.. rs

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  6. Eu tenho muita cautela ao dizer "formação" de valores. Na verdade, penso que esses valores já existem, a mídia reforça, traz a tona sentimentos latentes. Por final, as pessoas se indentificam. O problema é que nem todas essas nossas vontades e desejos sào beneficos. Ou seja, será que é ético mexer despertar nosso lado ruim para vender? Enfim... Um pouco mais de responsabilidade não faz mal a ng...

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  7. Por outro lado,a mídia também contribui para a formação de novos valores. Muitas vezes degradante. Como a Banalização do Amor, do Sexo, do Casamento. Relacionando sentimentos à posses materiais ela está coisificando as demostraçoes de afeto, carinho, etc. como se tudo estivesse relacionado a ter e não ao ser. Grande exemplo disso é o dia dos namorados que tivemos a pouco. Experimente não dar presente.. rs

    Falou tudo .. mas ainda acredito que estamos mudando aos poucos mas estamos .. rs

    Abç.

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  8. Olá, sou acadêmico de Psicologia e estudo muito o consumidor; em um dos meus estudos para uma campanha de um sistema novo e atual na região, tirei por conclusão que se não tiver apelo e não tiver a sensualidade de uma mulher, fica muitoo difícil de vender! e querendo ou não no Brasil só se vende assim... se não tiver apelo, e ganhos para o consumidor não vende nada!
    O Homem é movido de interesses!

    Parabéns pelo seu blog. tem um baita conteúdo. Vou adicionar nos favoritos do meu!

    Até.

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